Ref: 211376
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Descrição:
Este equipamento é destinado exclusivamente à avaliação do sistema elétrico carregador da motocicleta responsável pelo carregamento da bateria. Portanto, não se destina a testar especificamente a condição ou o estado da bateria.;
Instruções para o correto uso do equipamento:
1- Verifique o estado de carga da bateria com o auxilio de um multimetro. O teste deverá ser efetuado apenas com a bateria carregada (tensão mínima de 12,4 Volts). Caso isto não ocorra, substitua a bateria por outra com tensão superior a 12,4 Volts para dar prosseguimento ao teste.
2- Verifique se a bateria está perfeitamente conectada aos cabos elétricos da motocicleta.
3- Conecte a garra positiva (vermelha) do analisador ao pólo positivo da bateria e a garra negativa (preta) do analisador ao pólo negativo da bateria.
4- Coloque o motor da motocicleta em funcionamento, permanecendo em baixa rotação durante pelo menos um minuto para uma perfeita estabilização do sistema.
5- Acenda o farol da motocicleta (luz alta).
6- Eleve a rotação do motor para 5.000 RPMs.
7- Nesta situação, o led do analisador que acender indicará a condição do sistema elétrico carregador da motocicleta, conforme a explicação abaixo:
LED AMARELO (VOL. INSUFICIENTE): A voltagem fornecida pelo sistema elétrico carregador da motocicleta é insuficiente para carregar ou manter carregada a bateria da motocicleta.
LED VERDE (VOLT. IDEAL): A voltagem fornecida pelo sistema elétrico carregador da motocicleta é suficiente para carregar ou manter carregada a bateria da motocicleta.
LED VERMELHO (VOLT. EXCESSIVA): A voltagem fornecida pelo sistema elétrico carregador da motocicleta é excessiva para carregar a bateria da motocicleta, causando danos à mesma (sobrecarga).
LEDS AMARELO, VERDE E VERMELHO ACESOS SIMULTANAMENTE: A bateria pode estar com problemas.
OBSERVAÇÃO: Poderá ocorrer em um determinado instante que dois leds do analisador acendam simultaneamente. Isto significa que a voltagem fornecida pelo sistema elétrico carregador da motocicleta está passando de uma voltagem INSUFICIENTE para IDEAL (amarelo/verde). Neste caso considerar como voltagem INSUFICIENTE ou de uma voltagem IDEAL para EXCESSIVA (verde/vermelho), neste caso considerar como voltagem IDEAL.
IMPORTANTE: Nunca efetue o teste conectando as garras do equipamento somente aos cabos elétricos da motocicleta. Para o perfeito funcionamento do equipamento os cabos elétricos da motocicleta devem estar obrigatoriamente conectados a bateria.
ATENÇÃO: Ante de substituir qualquer peça elétrica, é sempre bom lembrar de procurar a causa do defeito para não correr o risco de danificar a nova.